Explosion é uma nova peça de mobiliário que desafia o paradigma da concepção de "aparador". Explosion é um das obras centrais de Look Again, primeira exposição individual de Sebastián Errázuriz no Museu de Arte Carnegie. Segundo Rachel Delphia, encarregada da exposição, esta é "uma obra prima do design de móveis contemporâneo e do artesanato."
Fechado, Explosion é um aparador bonito, porém comum. Suas laterais de vidro oferecem uma visão do interior dessa caixa intrigante e sóbria. A abertura central, porém, se dá de modo muito surpreendente: com um suave impulso, as ripas deslizam umas sobre as outras e se abrem cada vez mais, chegando ao ponto de parecer que o aparador se abriu mais do que deveria, colocando em risco sua estabilidade.
Trata-se de "uma obra bela, surpreendente e confusa que representa o caráter lúdico da exposição do mestre carpinteiro", acrescentou Delphia.
Apesar do elemento externo de Explosion se expandir, as proporções geométricas são mantidas. Isso é possível graças a uma técnica de encaixes e conexões que levou mais de um ano para ser aperfeiçoada para o caso específico desta peça de mobiliário.
Designer: Sebastian Errazuriz
Ano: 2013
Materiais: Madeira de plátano, vidro e aço inoxidável
Dimensões: 74.30 x 142.24 x 40.48 cm
Museu de Arte Carnegie, Pittsburgh.